Pauta: Alinhamento de ações do Dpto de Turismo / Sebrae, para o projeto de qualificação em Joaquim Egídio.
Participarão desta reunião: Sebrae e Dpto de Turismo - SMDES
Encaminhamentos da reunião:
- Após apresentação do projeto pelos técnicos do Sebrae, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social manifestou apoio integral da Secretária ao Projeto. Se prontificou a participar pessoalmente das reuniões e encontros.
- Da parte do Dpto de Turismo, foi apresentada a necessidade da construção de um Plano de Desenvolvimento Turístico para os Distritos. O Plano de Desenvolvimento ampliaria e organizaria o conjunto de ações necessárias ao controle e consolidação do turismo local.
- A reunião de apresentação do Projeto para os empresarios de Sousas e Joaquim Egídio está marcada para o dia 13 de fevereiro, às 19hs, no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio
- Uma reunião preliminar foi marcada entre o Dpto de Turismo e Sebrae para alinhar a apresentação no dia 13 de fevereiro.
Tarefas:
- Iniciar as discussões sobre a construção de um plano para Sousas e Joaquim Egídio
- Elaborar uma apresentação dos trabalhos do Dpto de Turismo para apresentar no dia 13/01
Conclusão:
A Sensibilização do dia 13/02 atingiu plenamente os objetivos. Conseguimos formar um grupo de 20 proprietários de bares e restaurantes. Segue matéria abaixo:
Desenvolvimento Social e Sebrae lançam programa para gestão
14/02/2012 - 17:16
Marianne Hartung
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SMDES), juntamente com o Sebrae e o Convention & Visitors Bureau e a Associação dos Dirigentes de Empreendimentos de Gastronomia de Sousas e Joaquim Egídio (ADEGAS), lançaram nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, o Programa de Aperfeiçoamento e Qualificação da Gestão de Restaurantes.
Proprietários e gestores de restaurantes localizados nos distritos de Sousas e de Joaquim Egídio participaram da reunião de lançamento do programa, que conseguiu, neste encontro, o número suficiente de inscritos para completar a turma.
Segundo o consultor de alimentação do Sebrae, Wagner Lopes, o objetivo do curso é “ajudar os proprietários e gestores dos empreendimentos gastronômicos a realizar ações focadas na satisfação do cliente para superar as expectativas e garantir a fidelização dos frequentadores”.
O curso acontecerá de março até junho, abordando temas como gestão financeira, atendimento ao cliente, visual merchandising e associativismo.
Do ponto de vista do Departamento de Turismo da SMDES, o impacto do programa vai além do setor gastronômico. “O papel da SMDES é integrar e mobilizar toda a cadeia de turismo desta região”, afirma o técnico de turismo, Eros Vizel.
Com essa ação, o Departamento de Turismo inicia um trabalho de estruturação turística mais amplo, que trata também de questões relacionadas à infraestrutura da região. “A gastronomia é o setor âncora do turismo de Sousas e de Joaquim Egídio. Por se tratar de uma área de preservação ambiental, é necessário que os proprietários reflitam sobre a atuação de seus estabelecimentos para tornar o negócio sustentável, reduzindo assim, o impacto no meio ambiente e tornando a experiência de cada cliente a melhor possível” diz, Fernando Vernier, diretor de Turismo da SMDES.
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